Catedral de Maringá

Não sou Maringaense de nascimento, mas sou de coração. Amo essa cidade que me acolheu e que me proporcionou tantas coisas. Como habitante da região, compartilho do orgulho pela nossa joia mais preciosa da arquitetura, que é a Catedral de Maringá.
Projetada pelo arquiteto José Augusto Bellucci, foi construída entre julho de 1959 e maio de 1972. Nesse período a questão da Corrida Espacial estava bastante em evidência: a corrida para o espaço, a chegada do homem à Lua. Para atrair fiéis e manter os atuais, o projeto foi inspirado no Sputnik (peregrino que se afasta do mundo para se aproximar de Deus), se parece com o foguete em posição de lançamento. Os triângulos menores ao redor, são como a fumaça que os foguetes soltam na sua decolagem.






A cidade de Maringá desde sua origem teve um crescimento diferente, como já se previa que a cidade se desenvolveria mais do que as cidades vizinhas, o Vaticano dá a permissão para se construir uma grande igreja.

O obelisco da Praça de Convivência de Maringá (em frente à Catedral), é também uma referência a corrida espacial, algo como uma pista de onde são lançados os foguetes.



As dimensões da Catedral são majestosas: 50 metros de diâmetro, uma nave circular com diâmetro interno de 38 metros, 114 metros de altura, mais 10 metros da cruz que fica no topo, somando 124 metros de altura. É o décimo monumento mais alto do mundo e o primeiro da América do Sul.




Fonte: Maringa.com
Outras pesquisas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cobogó

Minimalismo